segunda-feira, 11 de maio de 2009

Os três Piratas

A leitura de textos de teatro e a sua representação dos mesmos pelas crianças é de grande importância no desenvolvimento sociocognitivo dos alunos dos alunos. A interiorização dos diálogos, numa actividade verbal colectiva como é a dramatização,favorece o desenvolvimento de processos auto-reguladores do discurso interior da criança (Vygotsky,1962). Foi para atingir este objectivo que o professor do 2º/3º anos mandou os alunos estudarem/ memorizarem, em casa, o acto único da peça de teatro "Os três Piratas" de Roberto Villani.
O texto era muito fácil, mas mesmo assim, o professor mandou os alunos assinalarem o radical e sufixos/ prefixos de algumas palavras. Para que assim, estes alunos se vão habituando a dividira as palavras para que consigam chegar ao significado.









O professor explicou aos alunos o que são as didascálias, palco, plateia, cenário.

Os alunos leram o texto, em voz alta, com muita expressividade. Alguns já o tinham memorizado.
Após a exploração passou-se à dramatização.

Sem comentários:

Enviar um comentário